OBJETIVOS

Objetivos do curso

 OBJETIVOS

 

Você está dando início a um curso a distância, em torno do gênero resenha, na Comunidade Virtual da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, voltado para professores da rede pública.

 

Neste curso, será possível:

  • vivenciar os passos de uma sequência didática (SD) para escrever uma resenha de um produto cultural;
  • compreender, a partir desta vivência, quais são os princípios do trabalho com gêneros e com SD;
  • exercitar algo da “arte” de elaborar atividades e exercícios para ensinar crianças e jovens a produzir textos na escola.

 

É importante deixar claro que, até mesmo em função do tempo de que dispomos, nosso objetivo é o de garantir que você entenda os princípios de trabalho desta abordagem e não necessariamente que você se torne um expert em elaborar sequências didáticas completas e para diferentes gêneros, já que uma SD para ensinar um gênero é, geralmente, fruto de um trabalho realizado por uma equipe de especialistas que se dedica a esta tarefa por um bom tempo.

 

Também não é nosso principal objetivo aprimorar a sua capacidade de escrever resenhas para que depois você as ensine a seus alunos – embora isso possa e talvez deva, mesmo, ser feito. A resenha funcionará como um (bom) pretexto para que você possa vivenciar, como produtor de textos, uma sequência didática, para escrever um gênero do discurso.  É necessário viver o processo para entendê-lo de fato.

 

Há, portanto, dois objetivos mais imediatos, de natureza:

  • cognitiva: proporcionar uma experiência real de aprendizagem ou de aprimoramento da capacidade de escrever um gênero do discurso, usando para isso uma metodologia de ensino específica: a sequência didática.
  • metacognitiva: conhecer a metalinguagem, os conceitos e pressupostos teóricos que estão por trás dessa metodologia, que lhe dão sustentação, assim como uma transposição didática possível: a SD.

 

Garantidos tais objetivos, será possível perceber o que nos interessa realmente mostrar: que os pressupostos teóricos e princípios subjacentes ao trabalho com SDs podem perfeitamente ser aplicados na desafiadora tarefa de realizar um trabalho sistemático e eficaz no ensino de Língua Portuguesa com foco na escrita, seja por meio da utilização de SDs convencionais, seja em atividades de produção de texto do dia a dia da escola, seja por meio de propostas de trabalho “inspiradas” em SDs.

 

Este último caso é o que ocorre, por exemplo, com os Cadernos do Professor das Olimpíadas Pontos de Vista, Se bem me lembro, A ocasião faz o escritor e Poetas da escola. Ainda que não sejam SDs convencionais, na medida até em que se destinam ao professor, e não ao aluno, a orientação teórico-metodológica da Olimpíada organiza-se em torno de três eixos básicos, comuns ao trabalho com SDs:

  • adota o conceito de gênero do discurso, proposto por Bakthin[i], como unidade de trabalho, trazendo a língua em uso para a sala de aula;
  • elege Vygotsky como referência teórica para a sua concepção de ensino e aprendizagem;
  • organiza-se em sequências de atividades (os mencionados Cadernos do Professor) inspiradas na noção de sequência didática, organizando a leitura, a oralidade e a reflexão sobre a língua e a linguagem em torno das demandas de produção textual geradas por um concurso de redação de escala nacional. Nesse sentido, a Olimpíada constitui, por si só, todo um contexto de uso da escrita.

 

Assim, fazer este curso, bem como participar da Olimpíada, é, antes de tudo, uma forma de envolver-se numa proposta de trabalho que pode constituir uma referência fundamental para articular e moldar as atividades de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa na escola.


[i] A referência a esse autor e outros mencionados neste texto estão na Bibliografia do curso, na pasta do Módulo 1, na Biblioteca.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s