CONTRATO DIDÁTICO

Contrato didáticoCONTRATO

 

Neste contrato, procuramos estabelecer as regras de conduta que devem reger a convivência de alunos, mediador e coordenação do curso. O curso exigirá uma boa dose de dedicação, em termos de esforço intelectual e tempo. Em contrapartida, oferecerá prática, teoria, possibilidade de ampliação do seu conhecimento. Os alunos também terão a oportunidade de expandir seus horizontes culturais e aprofundar seu letramento digital.

 

Alertas importantes

 

É importante saber desde já que os módulos centrais do curso (3, 4 e 5) são os mais trabalhosos. Prepare-se, portanto, para se dedicar mais ao curso durante esses módulos centrais.

Também é fundamental lembrar que boa parte do tempo será gasta não exatamente trabalhando com as atividades de conteúdo do curso, mas com ações próprias de um curso a distância, tais como mudar de tela, abrir e fechar links, carregar vídeos para serem assistidos etc. e a rapidez para realizar tais ações vai depender da máquina que você utiliza e da sua velocidade de conexão. Assim, reserve um pouco da sua paciência para lidar com eventuais problemas deste tipo.

Todos os comentários e sugestões serão muito bem-vindos. Fique à vontade para perguntar, argumentar, criticar… Os melhores espaços para isso são os fóruns Sala dos Professores e Pergunte ao mediador.

O uso do e-mail pessoal restringe-se aos assuntos que não podem ser públicos. Toda a comunicação deve ser feita pelos fóruns.

Fique atento aos prazos e organize uma agenda de trabalho. Nos cursos a distância, a maior dificuldade costuma ser o gerenciamento do tempo para realização das atividades.

Dificuldades que não possam ser resolvidas com o mediador devem ser encaminhadas à coordenação do curso, através do email escrevendocursos@cenpec.org.br .

 

 

Regras de conduta para uma boa participação no curso

 

1. Apresentação pessoal

 

É muito importante que os alunos e o mediador preencham sua página de perfil e coloquem uma foto, pois esse procedimento favorece o fortalecimento do grupo. É comum haver dificuldade para inserir a foto, mas não deixe de colocar sua foto por isso! Peça ajuda para seu mediador ou para escrevendocursos@cenpec.or.br.

 

2. Fóruns

 

O trabalho nos fóruns é tão importante quanto as tarefas entregues. É nos fóruns que vamos conviver, trocar ideias, inquietações, experiências e discutir sobre os temas do curso.

Cada fórum é um espaço reservado para determinadas questões. Há os Fóruns Gerais e os Fóruns para Atividades de Aprendizagem. Nos Fóruns Gerais a participação não é avaliada. 

Nos fóruns para Atividades de Aprendizagem ocorrem as discussões sobre temas específicos. Esses fóruns ficam ativos durante o prazo de oferecimento de cada módulo. Nesses fóruns, nem sempre o medidor irá responder a todas as mensagens, uma vez que neste tipo de exercício é desejável que todos os alunos se coloquem como interlocutores de seus colegas. Não é função apenas do mediador responder às mensagens dos alunos. O mediador entrará em momentos estratégicos e fará, ao final de cada fórum, uma síntese da discussão, podendo incluir novas questões ou aprofundar determinados aspectos.

 

A Sala dos Professores é um fórum livre, em que todos podem levantar questões sobre qualquer tipo de assunto. É um espaço de bate-papo.

No fórum Notícias sobre o curso, o mediador enviará recados importantes sobre o andamento do curso, e os alunos podem tirar suas dúvidas sobre esses comunicados.

No fórum Pergunte ao mediador, os alunos podem manifestar as dúvidas relativas à realização das atividades ou das leituras, assim como   dúvidas sobre dificuldades com o uso do ambiente e com a funcionalidade dos recursos didáticos (postagem de tarefas, realização dos questionários, uso dos fóruns, envio de mensagens a colegas e mediadores, uso do chat, etc.).

 

3. Bate papo no chat

A sala de bate papo (chat) é um espaço livre para os alunos e o mediador. Não há tarefas programadas para encontros no chat, mas a sala está aberta para o uso dos alunos a qualquer momento. O mediador não fará acompanhamento dessas conversas, mas terá acesso a elas. Atenção: tudo o que for escrito nos chats fica visível para todos os alunos, o mediador e a coordenação no curso. Se preferir ter conversas privadas com seus colegas, utilize o e-mail.

 

4. Atividades mediadas (tarefas entregues ao mediador)

 

As tarefas solicitadas são muito importantes para o aproveitamento do curso e têm como objetivo estabelecer um contato individual do mediador com cada participante.

Todas elas possuem prazo para entrega e é preciso que esse prazo seja respeitado. O prazo está informado na tarefa e coincide sempre com o término do módulo. Em casos especiais, cabe ao mediador avaliar a necessidade de ampliação desse prazo.

O mediador fará devolutivas das produções individuais dos alunos, com exceção da primeira resenha (Módulo 2). Essa tarefa será avaliada pelo mediador em conjunto com a resenha final (Módulo 6).

 

5. Exercícios autoinstrucionais

 

São questionários para estudo com correção automática. Não são atribuídas notas. O que se avalia aqui é se o aluno fez ou não fez cada exercício. Se tiver dúvidas sobre o que for visto nesses questionários, você pode levantar discussões a respeito no fórum Pergunte ao mediador.

 

6. Critérios de avaliação da participação

Toda movimentação e ação dos alunos no curso fica registrada no “Relatório de atividades”, na página de perfil do aluno.

Esses registros serão utilizados por seu mediador para fazer a avaliação de frequência no curso, ou seja, a quantidade de atividades das quais você participou, incluindo-se aí as autoinstrucionais, as interativas (fóruns) e as mediadas (entrega de produção individual). Eles também são úteis para que o aluno acompanhe as atividades já realizadas e as que ainda falta realizar.

 

Tarefas: O mediador devolve a cada aluno a tarefa feita, com comentários e um conceito. Veja a seguir os critérios de avaliação das tarefas:

 

Muito Bom (MB)

Responde à comanda – na íntegra ou quase na íntegra – e apresenta, em linhas gerais, ideias claras, texto coeso e respeito às convenções da escrita.

 

Bom (B)

Responde parcialmente à comanda, mas há, em linhas gerais, clareza, coesão e respeito às convenções da escrita.

 

Razoável (R)

Apresenta ausências importantes, mas ainda assim dialoga com alguns aspectos do que foi solicitado e tem poucos problemas relativos à clareza, coesão e convenções da escrita.

 

Frágil (F)

Apresenta ausências bastante consideráveis com relação ao que pede a comanda.

 

Insatisfatório (I)

Não responde à comanda ou é cópia significativa de alguma fonte.

 

Não Entregue (NE)

O aluno não faz a tarefa ou não a reelabora quando solicitado.

 

As tarefas serão consideradas realizadas quando o aluno obtém ao menos o conceito F (Frágil). Alunos que obtiverem conceito I (Insatisfatório) deverão refazer e reenviar a tarefa, passando por mais uma avaliação do mediador. Se o aluno refizer a tarefa e mesmo assim não conseguir conceito F ou melhor, a tarefa não será considerada entregue.

Tarefas entregues com cópias de trechos de outros autores sem a devida citação da fonte de referência serão devolvidas ao aluno com o conceito (I), com pedido de reelaboração.

Ao final do curso, o mediador enviará a cada aluno o resultado do acompanhamento, feito de forma individual e privada, informando se ele será certificado ou não.

 

Fóruns: será considerada a participação quando o aluno obtiver conceito ao menos MS (Minimamente Satisfatório). Veja a seguir os critérios de avaliação dos fóruns:

 

Plenamente Satisfatório (PS)

O participante:

•          Dá sua opinião, levando em conta o que já foi dito anteriormente.

•          Justifica suas opiniões.

•          Interage ativamente várias vezes.

•          Contribui, sem fugir do assunto, com novas questões problematizadoras que favorecem a continuidade do debate.

•          Traz novas informações que ampliam o debate.

•          Coloca em suas mensagens títulos sucintos e que refletem a ideia central da mensagem.

•          Traz ideias originais, não expressando apenas o senso comum.

 

Satisfatório (S)

O participante interage de forma ativa e adequada, porém não apresenta questões problematizadoras ou informações novas que estimulem a continuidade do debate.

 

Minimamente Satisfatório (MS)

O participante posta uma ou mais mensagens pertinentes, porém pouco interage com o que dizem os colegas.

 

Insatisfatório (I)

O participante:

•          Responde laconicamente, não considera o que foi dito anteriormente, expressa apenas o senso comum, não propicia a ampliação/continuidade do debate.

•          Sua participação foge ao tema proposto.

•          Escreve de forma incoerente, dificultando a compreensão de suas ideias.

 

Não participou (NP)

O participante não colocou nenhuma mensagem no fórum.

7. Critérios para certificação

1. Para obter a certificação, o aluno precisa realizar um mínimo de atividades:

  • das 5 tarefas para serem entregues ao mediador, é preciso entregar pelo menos 4.
  • dos 5 fóruns obrigatórios de atividades, é preciso participar de no mínimo 4.
  • dos 23 exercícios (questionários), é preciso fazer no mínimo 18.

 

Realizando esse mínimo de atividades, o aluno terá realizado cerca de 80% de todas as atividades do curso e poderá obter o certificado de participação.

 

2. Alunos que tenham realizado menos de 4 tarefas não terão certificação, independentemente do número de questionários e fóruns realizados.

 

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