BIBLIOGRAFIA

coursera1

Bibliografia

 

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005. (Na Ponta da Língua, 13)

______________. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010. (Estratégias de Ensino, 21)

BAKHTIN, M. 1953. Os gêneros do discurso. In: ___ . Estética da criação verbal. Trad. do russo de Paulo Bezerra. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 2010.

BARBOSA, Jacqueline Peixoto. Notícia. São Paulo: FTD, Coleção Trabalhando os gêneros do discurso, 2001.

_________________________. Receita. São Paulo: FTD, Coleção Trabalhando os gêneros do discurso, 2003.

________________________. Carta de solicitação e carta de reclamação. São Paulo: FTD, Coleção Trabalhando os gêneros do discurso, 2003.

BENVENISTE, E. Da subjetividade na linguagem. In: ___ . Problemas de linguística geral I.  2 ed. Campinas: Ed. da Unicamp; Ed. Pontes, 1988.

BRASIL/Secretaria de Educação Fundamental (1998) Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília, Ministério da Educação (MEC)/ Secretaria de Educação Fundamental (SEF).

BRASIL/Secretaria de Educação Média e Tecnológica (2000) Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília, Ministério da Educação (MEC)/ Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC).

BRASIL/Secretaria de Educação Média e Tecnológica. (2002) Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, Ministério da Educação (MEC)/ Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC).

 

BRASIL/Secretaria de Educação Básica. Acervos complementares: as áreas do conhecimento nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Ministério da Educação, Brasília: MEC/SEB 2009.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. 2 ed. rev. e ampl. Belo Horizonte, Autêntica, 2009.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. 2001. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ___ . SCHNEUWLY, Bernard & DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. de Roxane Rojo e Glaís Cordeiro. 2 ed. Campinas, Mercado de Letras, 2010.

DOLZ, Joaquim & PASQUIER, A. Um decálogo para ensinar a escrever. In: Cultura y Educación, 2: 31-41. Madrid: Infância y Aprendizaje, 1996. Tradução provisória de Roxane Helena Rodrigues Rojo. Circulação restrita. Disponível no link

http://pt.scribd.com/doc/54735460/UmDecalogoDolzPasquier

DOLZ, Joaquim & SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: ___ . Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

DOLZ, Joaquim, GAGNON, Roxane e DECÂNDIO, Fabrício. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Adaptação Joaquim Dolz e Fabrício Decândio; tradução de Fabrício Decândio e Anna Rachel Machado. Campinas (SP): Mercado de Letras, 2010.

FIORIN, José Luís. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.

GARCIA, Ana Luiza Marcondes.  Produção de textos na escola: perspectivas teórico-metodológicas, tendências e desafios. Texto apresentado no encontro Leitura e produção de textos na escola, CENPEC: São Paulo, dezembro de 2010.

LARROSA, Jorge. 1996. La experiencia de la lectura; estudios sobre literatura y formación. 2 ed. rev. e aumentada. México: Fondo de Cultura Económica, 2003.

MEC/CENPEC. Pontos de vistaCaderno do Professor. São Paulo: Cenpec, 2010. (Coleção da Olimpíada).

 

MEC/CENPEC. Poetas da escolaCaderno do Professor. São Paulo: Cenpec, 2010. (Coleção da Olimpíada).

MEC/CENPEC. Se bem me lembroCaderno do Professor. São Paulo: Cenpec, 2010. (Coleção da Olimpíada).

MEC/CENPEC. A ocasião faz o escritorCaderno do Professor. São Paulo: Cenpec, 2010. (Coleção da Olimpíada).

MACHADO, Anna Rachel. A transposição do conhecimento científico para o contexto de ensino: a necessidade e as dificuldades. Palestra proferida no contexto do Seminário para Definição de Critérios de Avaliação de Livros Didáticos de 6ª a 8ª séries. Brasília, Ministério da Educação, 1997. Seleção de fragmento, revisão e adaptação para este curso de Egon de Oliveira Rangel.

______________________. Uma experiência de assessoria docente e de elaboração de material didático para o ensino de produção de textos na universidade.   DELTA 16 (1): 1-25. São Paulo: 2000.

MACHADO, Anna Rachel; GARCIA, Ana Luiza Marcondes; MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo; RANGEL, Egon de Oliveira. “Cultura da escrita”: um projeto para a universidade, suas utopias e sua problemática. Conferência de Pesquisa Sócio-cultural, III. Anais da Conferência de Pesquisa Sócio-cultural. Campinas: Unicamp, 2000.

MARCUSCHI, Luiz Antônio & XAVIER, Antônio Carlos (orgs.). Hipertexto e gêneros textuais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. ‘Garantindo a todos o direito de aprender’: uma visão socioconstrutivista da aprendizagem da linguagem escrita. Disponível emhttp://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/garantindo_p37-58.pdf.

RANGEL, Egon de Oliveira & ROJO, Roxane Helena Rodrigues (orgs.). Explorando o ensino — Língua portuguesa. Brasília, MEC, 2010.

RANGEL, Egon de Oliveira. Letramento literário e livro didático de língua portuguesa: “Os amores difíceis”. In: PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia (orgs.). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – o jogo do livro. Belo Horizonte, CEALE; Autêntica, 2003.

____________________. Literatura e livro didático no ensino médio: caminhos e ciladas na formação do leitor. In: PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia (orgs.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte, CEALE; Autêntica, 2005.

____________________. Textos literários na escola. Palestra proferida para coordenadores pedagógicos da rede pública estadual de São Paulo, no contexto do encontro O Currículo e as Atividades Docentes nas Aulas de Língua Portuguesa. Lindóia, março de 2010. Disponível em:

http://educavideosp.wordpress.com/tag/profmsegondeoliveirarangel/

SÃO PAULO. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental: ciclo II: Língua Portuguesa / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2007.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica,  1998.

VIGOTSKI, L. S. 1934. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. do russo de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

 

Sites

Educavídeos: http://educavideosp.wordpress.com

Portal do professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br

TV Escola: http://tvescola.mec.gov.br

Educarede: http://www.educarede.org.br

TV Brasil: http://www.tvbrasil.org.br

Museu da Língua Portuguesa: http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/

Itaú Cultural: http://www.itaucultural.org.br/

Centro de Alfabetização Leitura e Escrita   Ceale: http://www.fe.ufmg.br/ceale

Centro de Referência em Educação Mário Covas: http://www.crmariocovas.sp.gov.br

Universidade de São Paulo: Escola do Futuro: http://www.futuro.usp.br

TV Cultura: Alô escola: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/

Unicamp: Memória de leitura:

http://www.unicamp.br/iel/memoria/EnciclopediaLiteraria/enciclopedia.html

 

Ação educativa: http://www.acaoeducativa.org.br

Arquivo nacional: www.arquivoncaional.gov.br

Revista eletrônica de divulgação científica – Com Ciência:

http://www.comciencia.br/comciencia

Radio UFMG Educativa: http://www.ufmg.br/online/radio/

Instituto Moreira Sales: Rádio Batuta: http://ims.uol.com.br/radiobatuta

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s