GLOSSÁRIO: SEQUÊNCIA

ideias-absurdas-1

Assunto
Todo texto apresenta, além de um tema ou conteúdo temático — associado ao gênero em questão — um assunto determinado, ou seja, o tópico específico de que ele trata. Diários, por exemplo, têm como tema o cotidiano de seu enunciador; entretanto, a cada dia o assunto registrado será único, ainda que possa organizar-se em subtemas como “meus relacionamentos amorosos”, “minhas leituras”, “meu trabalho” etc. A distinção entre assunto, subtema e tema não é, portanto, absoluta, e sim relativa. Outro exemplo para entender a distinção entre assunto e tema seria considerar que um artigo de opinião pode tratar do tema “cotas para a educação” e recortar, nesse tema, o assunto “definição de critérios para estudantes receberem cotas ou não” ou então outro assunto, tal como “as consequências sociais da atribuição de cotas para a educação no Brasil” etc.

Atividades ou ações (próprias de uma esfera)
ações que são tipicamente executadas em uma determinada esfera; por exemplo, assistir aulas, na esfera escolar; batizar uma criança, na esfera religiosa; ler, escrever ou ouvir notícias, na esfera jornalística etc.

 

Autor
Apesar de parecer óbvia e evidente, a noção de autor é bastante muito discutida em vários campos das ciências humanas, disso resultando concepções bastante diferentes e até mesmo contraditórias entre si. No contexto deste curso, vamos entender o autor como aquele a quem se atribui a responsabilidade por um texto ou por toda uma obra. Em consequência, o autor é, também, aquele que é reconhecido como “dono” de seu texto, tendo, portanto, direitos sobre ele. Nesta concepção, o autor é uma criação da escrita, não havendo, propriamente falando, autoria oral.

 

Avaliação formativa
Forma de avaliar que procura evidenciar a evolução do desempenho do aprendiz. Este tipo de avaliação é realizado para acompanhar o processo de aprendizado, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais, fundamentando-se nos conhecimentos que o aprendiz pôde construir.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s