Atividade 2 – Funcionamento e avaliação do curso

Módulo 1 – Bem-vindo a bordo: conhecendo o ambiente e o curso
Unidade 1 – O curso Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas

avaliacao

Atividade 2 – Funcionamento e avaliação do curso

Estaremos juntos neste mesmo barco por nove exatas semanas. São sete módulos, cada um com uma semana de duração, exceto os Módulos 1 e 7, que terão duração de duas semanas. Os módulos são disponibilizados um a um, mas, uma vez no ar, ficarão disponíveis até o final do curso.

Você fará atividades de três tipos:

  • autoinstrucionais – são os exercícios, realizados individualmente, sem interação ou mediação de um especialista, com retornos automáticos; em cada exercício, você terá duas tentativas, ou seja, poderá ou não fazê-los uma segunda vez.
  • interativas – propostas de debates entre os participantes, realizados nos fóruns;
  • mediadas – um especialista, o seu mediador, vai comentar e avaliar a sua produção ou participação.

Os exercícios autoinstrucionais e as atividades mediadas, ou tarefas, terão prazo limite para serem realizados. Ao final de cada módulo o mediador fará uma síntese da discussão em cada fórum de atividade, sinalizando que sua mediação naquele debate estará encerrada. Porém, aqueles que quiserem continuar a conversa, poderão fazê-lo, mesmo sem a presença do mediador.Você terá sempre 9 dias para realizar as atividades de um módulo. Um novo módulo é aberto sempre às sexta-feiras, pela manhã, e você tem até a outra segunda-feira à meia-noite (horário de Brasília) para fazer as atividades do módulo (ou seja, dois fins de semana).

DICA: As atividades são fechadas automaticamente pelo sistema na data estabelecida no calendário, sempre às 23h55. Como pode haver algum problema com sincronia de relógios e fuso-horário, solicitamos que envie as tarefas pelo menos uma hora antes.

2.1. Falemos então sobre avaliação… Este curso toma como pressuposto a modalidade de avaliação formativa. Se quiser entender melhor o significado desse conceito, vá até o Glossário e veja o que avaliação formativa significa. Depois prossiga com a leitura.

A sua avaliação, portanto, será feita de forma qualitativa, pela análise das atividades mediadas que você entregar e pela qualidade das suas participações nos fóruns obrigatórios de cada módulo. O mediador vai atribuir conceitos avaliativos para suas atividades mediadas e a participação nos fóruns. Os exercícios autoinstrucionais não serão avaliados. O que conta, nesse caso, é se o exercício foi realizado ou não. Todos os seus acessos ao curso e às atividades ficam registrados.

O participante deve realizar um mínimo de atividades, que soma cerca de 80% das atividades do curso, com uma qualidade mínima em cada uma delas, para receber um certificado de participação nesta viagem. Na pasta Módulo 1, da Biblioteca, há um Contrato Didático onde os critérios para avaliação e certificação estão bem detalhados.

Depois de ler estas informações, veja se ainda resta alguma dúvida sobre o funcionamento ou a avaliação do curso e, se for preciso, publique uma mensagem no fórum Pergunte ao mediador.

 

Atividade 1 Atividade 3
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s