VÍDEOS: JORNAL NACIONAL EAD

g_950877_0004

ATIVIDADE 8- VÍDEO; (Contextualização histórica da EAD)Jornal Nacional EAD

30/08/2011 10:42:47

Totalmente Compartilhado

 

Texto
Vídeos: Jornal Nacional EAD

(Reportagens feitas entre os dias 27/04/2009 a 01/05/2009)

Escolhi estes vídeos por estarem vinculados a uma grande rede de televisão e pela credibilidade da mesma. A multiplicação de cursos à distância é uma preocupação constante do MEC devido à falta de qualidade. Item essencial para que uma aprendizagem efetiva e eficiente aconteça e preencha as necessidades do mercado de trabalho. As inspeções feitas pelo MEC tornam-se necessárias para que atitudes errôneas não sejam tomadas por instituições que veem nesta forma de aprendizagem um comércio fácil e lucrativo.  As treze instituições analisadas até aquele momento tiveram que fazer adequações em suas instalações físicas e pragmáticas.  Até certo ponto essas falhas são naturais por ser a educação à distância uma modalidade nova de ensino. Uma das reclamações dos alunos é a demora na solução de problemas decorrentes e naturais à aprendizagem. Essa demora nas respostas é um dos fatores que propicia a desistência do aluno e a desmotivação do mesmo e ajuda a aumentar o preconceito ainda existente quando o assunto é a educação à distância. A falta de bibliotecas, de salas de informática e poucos professores fazem parte do conjunto de reclamações dos discentes.

Uma das funções da educação à distância é o apoio aos cursos presencias e, também, como alternativa para aquelas pessoas que, por um motivo ou outro, não podem frequentar as aulas presenciais. Em Manaus as aulas são através de vídeos conferências e a presença de tutores nas salas é de suma importância. As dúvidas são enviadas ONLINE e respondidas pelo professor, na televisão. As novas tecnologias, também, atendem às necessidades das empresas para renovar e atualizar o conhecimento dos seus empregados. Dessa forma, a educação à distância mostra-se mais barata, produtiva e eficiente.  As forças armadas, principalmente nas fronteiras, utilizam a educação à distância. A rigidez dos pais e a disciplina dos filhos são importantes neste processo. A determinação indígena quanto à necessidade de ampliar o seu conhecimento para melhorar o ambiente em que vivem impressiona. A educação a distância ajuda a compensar, também, anos de atraso no ensino básico. A falta de transporte não favoreceu a aprendizagem de regiões distantes, como no Acre. O conhecimento serve para diminuir as desigualdades sociais e abrir expectativas melhores para todos os brasileiros.

Os cursos à distância foram utilizados em várias situações, por Nelson Mandela na prisão, na Segunda Guerra Mundial, no pós-guerra devido à necessidade de formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho e principalmente ajudar na reconstrução da Europa. No Brasil este impulso só foi possível no final do século XIX.  O MEC é claro em suas exigências para que uma instituição possa ter este tipo de aprendizagem. Os critérios são: profissionais capacitados para administrar as aulas, internet, biblioteca, material diversificado sobre todo o conteúdo do curso, professores de plantão para tirar dúvidas no momento em que elas surgem. O interessante é que as provas devem ser feitas na sala de aula. Segundo o MEC ainda não estamos preparados para que estas avaliações ocorram ONLINE. A presença do aluno nos polos fazendo as avaliações é garantia de que o aluno realmente está aprendendo e tornando-se capacitado para fazer qualquer concurso que queira e tenha êxito. Acho adequada a postura do MEC e não tenho certeza se o último estágio desse processo será alcançado pelos brasileiros. O conhecimento, então, torna-se acessível a todos independentemente se este indivíduo encontra-se em Minas, São Paulo ou no interior da Amazônia numa tribo. Como disse o repórter, o tempo e o espaço já não são empecilho para que o conhecimento se propague. É fundamental o papel do MEC e do Ministério Público no reconhecimento da importância do ensino a distância.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s