SEMANA 4 – DISCUSSÕES SOBRE WEBQUESTS

  • a)      De que maneira a estrutura de uma WebQuest pode influenciar positiva ou negativamente o desenvolvimento da autonomia de aprendizes de língua?

Um dos pontos principais destacados por DIAS é que as WebQuests podem ser fundamentais nas interações entre os participantes ocasionando uma aprendizagem significativa e direcionada pelo professor. Sabe-se que não se aprende sozinho e sim através de interações entre os indivíduos e na WebQuest o professor torna-se chave fundamental no direcionamento da aprendizagem. É inegável  o grande número  de ferramentas que a internet oferece aos usuários e cabe ao professor selecioná-las de acordo com os seus objetivos que devem ser claros e bem definidos. As informações precisam ser claras sobre o tema exposto pelo professor. Ao contrário, se as informações não forem concisas, o aluno pode perder o interesse e comprometer a aprendizagem e o bom andamento do trabalho resultando em uma aprendizagem insípida e insuficiente, visto que, os objetivos do professor não serão alcançados. Consequentemente, gerando uma frustração em ambos. A utilização da WebQuest favorece a criação de projetos bem elaborados e sedimentados pelo professor. Lembrando que todo professor precisa desenvolver a sua habilidade de pesquisador para que os alunos sejam bem orientados em suas pesquisas e não se percam no emaranhado de informações.

b)      De que maneira poderíamos utilizar uma WebQuest em salas de aula com limitações tecnológicas?

Apesar da maioria das escolas não oferecerem as ferramentas necessárias para que a utilização das WebQuests sejam feitas da forma adequada, a estrutura desenvolvida nesta plataforma pode sim e deve ser utilizada dentro de sala através da reprodução mecânica, do debate, da argumentação e levantamento de hipóteses investigativas. As pesquisas podem ser feitas em livros, jornais, revistas, etc… o trabalho pode ficar tão interessante quanto o oferecido pelo meio digital. Aliás, o meio digital vem complementar as práticas pedagógicas “antigas” e não concorrer com as mesmas.  As interações também podem ser feitas e mediadas pelo professor através dos debates e discussões sobre o tema, dessa forma, a aprendizagem também pode ser significativa e eficiente e os objetivos de aprendizagem delineados pelo professor alcançados.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s