REFORMULANDO A ATIVIDADE 3A-SEMANA 2

O objetivo principal deste trabalho é despertar o gosto pela leitura e escrita proporcionando o aprimoramento das mesmas e a integração da interdisciplinaridade através da colaboração COLETIVA entre professores, funcionários e alunos na realização do projeto e na conscientização dos alunos quanto à necessidade da leitura na solução de problemas ortográficos, na interpretação de textos (características comuns a todas disciplinas) abordando também a compreensão e significado de palavras dentro do contexto na qual encontra-se inserido. O lúdico entra neste contexto na tentativa de mostrar aos alunos o quanto interessante pode ser a leitura e ampliação do conhecimento adquirido.

 

 

Nome do cursista: Lídia de Cássia
Função (na escola): Professor
Nome da Escola: ESCOLA ESTADUAL CORONEL MANOEL SOARES DO COUTO
Série em que o projeto será desenvolvido: todas as séries
Tema a abordar: Soletração
Duração: 1 semana
     

 

Mídias a serem usadas Modo como você espera que elas sejam usadas

 

TV Filme: Prova de fogo
DVD Filme
Filmadora Gravar o campeonato de soletração
Câmera fotográfica Fotografar fatos marcantes
Computador Vídeos: http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me000974.mp4

 

Objetivos
 

Despertar o gosto pela leitura e escrita proporcionando o aprimoramento das mesmas.

Compreender as regras ortográficas.

Conhecer novas palavras.

 

Metodologia (como fazer)
 

O campeonato de Soletração acontecerá inter e entre turmas do mesmo ano de escolaridade e será desenvolvido em 4 etapas distintas:

 

1ª ETAPA: Assistir ao filme Prova de Fogo – O filme é sobre um campeonato de soletração.

 

2ª ETAPA: Assistir os vídeos da biblioteca digital (domínio público)

Sobre ortografias.

 

3ª ETAPA: Divulgação/preparação

Os professores divulgarão o campeonato em suas turmas e realizarão simulados do Campeonato de Soletração com o propósito dos alunos compreenderem o processo.

 

4ª ETAPA: Seletiva

Esta etapa acontecerá internamente em cada turma já descrita. Todos os alunos participarão. Um a um eles terão a oportunidade de soletrar uma palavra que foi sorteada. O aluno que errar a palavra será eliminado. Ao final, as turmas do 4º e 5º ano deverão ter um único representante.

 

 

5ª ETAPA: Final

As atividades das finais acontecerão na quadra com a presença das turmas, cada ano num momento, de acordo com a escala. Mas uma vez serão sorteadas as palavras que serão soletradas pelos alunos selecionados. O aluno que errar será eliminado, desde que naquela rodada outro tenha acertado a palavra.

 

 

Distribuição das tarefas

 

Atividade

Responsável

Seleção de palavras para o campeonato. Professores  de língua portuguesa de cada ano.
Organização das palavras selecionadas e da escala da final. Supervisão
Divulgação do campeonato. Todos os professores
Seleção dos alunos em cada turma. Professores de Língua portuguesa de cada ano da turma  “contrária”.
Condução das finais. Professor eventual, bibliotecária e supervisão.
Aquisição da premiação. Direção

 

Premiação

 

Medalhas para o 1º lugar de cada ano e para os melhores de cada sala uma bolsinha para lápis.

 

Regras para o soletrando

 

1-   Todos os alunos da sala participarão da seletiva.

2-   A palavra a ser soletrada será sorteada pelo professor dentre os grupos ortográficos propostos pela supervisão.

3-   Os alunos deverão soletrar a palavra diante da turma ( devem estar em pé  e falar para que toda a classe escute).

4-   Passos

4.1- O professor fala a palavra a ser soletrada.

4.2- O aluno pode solicitar:

  • A repetição da palavra (somente uma vez);
  • O  significado da palavra ( ler no dicionário);
  • A aplicação da palavra numa frase (criada pelo professor ou retirada de alguns dicionários);

           4.3- Para iniciar a soletração o aluno fala a palavra, diz suas letras e ao final repete a palavra. Ex. CASA     C – A – S – A     CASA

Atenção! Após iniciar a soletração o aluno não pode voltar atrás para corrigir qualquer letra.

            4.4- Durante a soletração o professor deve ir anotando no quadro as letras soletradas para análise.

            4.5- Cada aluno soletra uma palavra e a medida que forem errando, serão eliminados.

       5- Na final, os alunos concorrentes estarão posicionados no palco  e a supervisora fará o encaminhamento da atividade. Os professores das turmas estarão acompanhando as mesmas a fim de garantirem a “tranqüilidade” do processo (silêncio e torcida nos momentos certos).

 

 

 

Resultados esperados
Que ao final do Campeonato de Soletração os alunos tenham compreendido o processo que envolve as regras ortográficas, tenham adquirido o conhecimento de novas palavras, tenham compreendido as regras do  campeonato e sua importância,  tenham feito do vídeo assistido um acréscimo a seus conhecimentos e a importância do respeito mútuo , compreensão  e boa convivência com os colegas e toda a comunidade  escolar.

 

 

Critérios de avaliação
Os alunos serão avaliados durante todo o Campeonato de Soletração segundo os critérios esperados e seu envolvimento no Campeonato.

 

 

Forma de socialização das produções
Entre todos os professores da escola e equipe do Campeonato e também que possam ter o desejo de fazer novos projetos para a escola e para demais que os  mesmos trabalhem.

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s